Esta sexta-feira (26) está sendo marcada pela cerimônia de abertura das Olimpíadas Paris 2024, mas também para uma triste notícia para os amantes do esporte, já que foi confirmada a morte da atleta Luisa Giampaoli, que chegou a representar o Brasil em uma competição importante do atletismo.
Luisa Giampaoli estava internada há uma semana no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), localizado em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Segundo informações do seu marido, Eduardo Schmit, a atleta procurou o Hospital de Pronto Socorro (HPS) no mês de junho se queixando de fortes dores de cabeça e problemas de memória.
Na ocasião, ela foi diagnosticada com leptospirose e, seis dias depois da sua internação, Luisa Giampaoli também recebeu o diagnóstico de pneumonia. De acordo com o g1, no dia 14 de julho a atleta recebeu alta para continuar seu tratamento em casa, mas acabou piorando seu quadro de saúde.
Na volta ao hospital, Luisa foi internada no HUSFP. Segundo o seu marido, a última suspeita era de que ela poderia ter um edema cerebral, mas ela acabou não resistindo. O velório da atleta brasileira acontece a partir das 20h desta sexta (26), já seu sepultamento está marcado para o sábado (27) em Pelotas.
A notícia da morte de Luisa Giampaoli foi dada pelo seu marido, Eduardo Schmit, por meio das redes sociais. Aos prantos, ele lamentou o ocorrido: "Pessoal, quero dizer que a minha mulher acabou de falecer. Dói demais. Muito! Eu não aguento".
Em seguida, Eduardo ainda acusou os médicos da unidade de saúde de negligência por não a examinar com a devida atenção e, principalmente, por ter concedido alta há algumas semanas, quando ela ainda estava com fortes dores de cabeça.
"Quero justiça. O Brasil todo sabe que negligenciaram com ela, não fizeram o que tinha que ser feito. Cansei de falar. É um absurdo. Os médicos falaram que ela não tinha nada. Ela era uma menina linda. Isso não pode ficar impune. É uma vergonha a saúde de Pelotas".
Luisa Giampaoli era uma atleta de alto rendimento e uma das grandes promessas do Brasil no atletismo. Ela chegou a integrar a seleção nacional no Campeonato Ibero-Americano, realizado em Cuiabá, capital do Mato Grosso, em maio deste ano.
Em sua carreira, Luisa colecionou feitos importantes: a atleta terminou em 17º lugar na última Corrida Internacional de São Silvestre, sendo uma das 10 mulheres mais bem-posicionadas no final da competição. Giampaoli também foi campeã e recordista da Meia Maratona Internacional de Florianópolis, que aconteceu em 2023.